7 de julho de 2014

PEIF abre inscrições para capacitação de professores que atuam na fronteira com Paraguai

Professores da rede pública de ensino que atuem em salas de aula da região de fronteira entre Brasil e Paraguai podem se inscrever desde 05/07/2014 no curso de aperfeiçoamento "Redesenhando a fronteira: língua(s), cultura e transculturalidade". Ofertado pela UFGD, por meio do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (RENAFOR), o curso tem como objetivo complementar a formação dos docentes de Ponta Porã, Paranhos, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai e Mundo Novo, que estão em troca direta com a realidade do país vizinho.

As inscrições vão até dia 18 de julho e devem ser feitas por meio do endereço:
https://docs.google.com/forms/d/1Khqx4W4sorOLhyzZUXDtVx_A-vhFncIT26XtVMHeg_k
Além disso, é necessário enviar uma carta de intenção para o e-mail peif@ufgd.edu.br, explicando os motivos pelos quais o professor gostaria de fazer a capacitação, junto com o currículo, cópia do RG e CPF, comprovante de residência, diploma de conclusão de curso e contracheque ou declaração de vínculo com a escola.



Para participar, o professor precisa atuar em escolas públicas localizadas na vizinhança do município paraguaio de Pedro Juan Caballero e ser integrante do Programa Escola Intercultural de Fronteira (PEIF), uma colaboração realizada entre os Ministérios de Educação do Brasil e do Paraguai.

O curso, que vai de agosto a dezembro de 2014, será composto de 240 horas, sendo 100 a distância e 140 presenciais, ministradas em Ponta Porã. Serão formadas duas turmas com 56 vagas cada, totalizando 112 oportunidades divididas da seguinte forma: 40 vagas para Ponta Porã, 12 vagas para Amambai, 12 vagas para Aral Moreira, 12 vagas para Coronel Sapucaia, 12 vagas para Paranhos e 12 vagas para Mundo Novo.

Todas as informações estão disponíveis no edital:
http://www.ufgd.edu.br/prograd/renafor, ou